ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 7 de abril de 2020

Prefeitura cria coordenação exclusiva para o combate ao novo coronavírus (COVID-19)

As primeiras ações e estratégias da nova Coordenação de Combate ao  Coronavírus (CCC/COVID-19), criada por meio do decreto n° 4.605, publicado na última sexta-feira (3),  foram debatidas em reunião nesta segunda-feira (6), na Prefeitura de Lauro de Freitas. Durante o encontro, também foi dada posse a nova secretária municipal de Saúde, a médica Maria Isabel Andrade. O ex-secretário Vidigal Cafezeiro está agora à frente da recém-criada coordenação.

Dentre as atribuições da coordenação, estão a prevenção, orientação, controle epidemiológico, fiscalização, diagnóstico, assistência e monitoramento do COVID-19 em Lauro de Freitas. O núcleo conta com representantes da atenção básica e especializada, das vigilâncias em saúde e epidemiológica, e do departamento de enfermagem. Já imbuído da nova missão, o ex-secretário Vidigal Cafezeiro ressaltou como se dará a atuação da coordenação.

“Para mim foi uma honra muito grande estar à frente da Saúde por onze meses, e agora assumo uma nova missão, voltada exclusivamente às ações de combate ao COVID-19. Estamos estabelecendo metas de fiscalização para fazer um bloqueio epidemiológico, a partir da identificação de possíveis focos de contaminação e criando leitos de retaguarda para fazer o primeiro atendimento, com ventilação não invasiva, até fazermos o equilíbrio desse paciente e regular para o estado”, afirmou Cafezeiro.

O ex-secretário acredita que a coordenação, por estar voltada exclusivamente para o combate ao COVID-19, possibilitará um trabalho mais abrangente, que chegará a toda a cidade, criando condições para a implementação de um bloqueio, evitando a contaminação de um grande número de pessoas. Vidigal Cafezeiro ressaltou ainda a experiência da nova secretária de saúde do município. Para ele, a médica tem um ampla visão da área e poderá contribuir muito, especialmente neste momento.

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, enfatizou o grande desafio da CCC na luta contra o coronavirus. “Dr Vidigal e toda a equipe estarão dedicados ao trabalho voltado para esse que talvez seja um dos momentos mais difíceis para humanidade no tocante à saúde pública, da prevenção ao tratamento, que tem a ver com a oferta de leitos, celeridade nos exames e no diagnóstico”. Moema anunciou ainda a aquisição de testes rápidos para agilizar o combate à Covid 19.

Nova secretária

Especialista em clínica geral, a médica Maria Isabel Andrade faz parte dos quadros do município há quatro anos e acumula larga experiência na atenção básica. “Para mim é um desafio muito grande substituir Dr. Vidigal, que fez um grande trabalho à frente da secretaria. Vamos trabalhar para dar continuidade às ações que já vinham sendo desenvolvidas por ele e ampliar esse trabalho, especialmente agora que estamos em meio a esta pandemia.”

Com 15 anos de experiência na atenção básica, com passagem pelos municípios de Salvador e Camaçari, a nova secretária ressaltou a necessidade do isolamento social.  “A Prefeitura tem seguido as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), suspendendo o funcionamento de estabelecimentos comerciais, além de outras ações no sentido de impedir a proliferação do vírus, no entanto, a população precisa nos ajudar nisso.”

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU