ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 11 de abril de 2020

Paciente curado do novo coronavírus em Lauro de Freitas tem alta após 19 dias de isolamento


Uma jornada longa de altos e baixos, com sentimentos mistos de confiança e medo. Assim Mardel Melo, de 27 anos, definiu seu período de isolamento após o diagnóstico positivo para o coronavírus (Covid-19). O jovem, morador de Lauro de Freitas, recebeu alta na terça-feira (7) após 19 dias de confinamento em um quarto e comemorou o resultado dos exames realizados que não detectaram mais a presença do vírus em seu organismo. Depois dele, outras duas pessoas também estão curadas.

Hoje ainda em quarentena, por conta da pandemia e a probabilidade de adquirir novamente a doença, Mardel, que descobriu a Covid-19 após apresentar sintomas, como calafrio, coriza, dificuldade de respirar, dores no corpo e tosse seca, contou que a falta de contato físico foi o desafio maior durante esse período.

“Apesar de falar com as pessoas pelo celular, não é a mesma coisa. O isolamento é a etapa mais difícil de superar, fiquei trancado por todo esse tempo. A solidão é muito grande e faz falta ter contato, tocar em alguém”, disse.

Assim que sentiu os primeiros sintomas, ele se dirigiu ao Pronto Atendimento Nelson Barros (PA), localizado no Centro de Lauro de Freitas. Na unidade, a coleta de material respiratório (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro) foi realizada e encaminhada para o Lacen-Ba.

“Já sai do PA direto para o isolamento, e assim fiquei. O resultado do exame saiu  sete dias depois confirmando o diagnóstico. Durante meu isolamento, recebi diariamente ligações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) através da equipe de médicos e enfermeiros, que avaliavam a evolução do meu caso. Essa foi uma parte muito importante”, relatou.

O jovem faz um alerta. “Eu nunca imaginei que iria passar por isso. Para mim era algo que estava distante da minha realidade. Hoje eu tenho a visão que isso pode acontecer com qualquer pessoa. Faço um apelo para que a população siga as recomendações sanitárias, o isolamento social para que possamos vencer essa pandemia”, alertou.

Em Lauro de Freitas, o boletim com dados das notificações é atualizado diariamente e divulgado nas redes sociais da Prefeitura. De acordo com o último boletim, o município registra 169 casos notificados. Destes, 19 casos confirmados para a Covid-19, com 16 pessoas aguardando resultado, um óbito, três curados e133 negativos.

Entre as medidas adotadas pela Prefeitura para conter o avanço do coronavírus na cidade, foi criada uma Coordenação exclusivamente para organizar as ações de saúde, comandada pelo ex-secretário da Saúde, Vidigal Cafezeiro. Junto com uma equipe de especialistas, Vidigal dará dedicação integral às estratégias para impedir o avanço do vírus no município.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU