ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Coronavírus: Atendimentos odontológicos de urgência e emergência são mantidos em Lauro de Freitas

Mesmo com a pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Lauro de Freitas continua garantindo atendimento odontológico de urgência, mas apenas em seis Unidades de Saúde da Família (USF) e no Pronto Atendimento (PA) Nelson Barros, no Centro do município. Os procedimentos agendados não urgentes estão suspensos, seguindo orientação do Ministério da Saúde. Em períodos de rotina normal, a odontologia ambulatorial é realizada nas 16 USF, e no Centro de Especialidades de Odontologia, localizado na Itinga (CEO).

A medida visa reduzir os riscos de transmissão da Covid-19, levando em conta que o serviço odontológico é considerado de alto risco para a disseminação viral. Em meados do mês de março, a Prefeitura publicou um decreto suspendendo os atendimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas em toda rede de saúde municipal. As adequações para impedir o avanço da doença no município alteraram os serviços odontológicos.

“A classificação preconizada pelo Ministério da Saúde define que os procedimentos agendados não urgentes sejam suspensos, mas as pessoas que porventura necessitarem de algum atendimento de urgência podem se dirigir ao PA do Centro (24h) e as USFs Espaço Cidadão na Itinga, Noel Alves e Irmã Dulce em Portão, USF Vida Nova, Antonio Carlos Rodrigues e Padre João Abel em Areia Branca e Chafariz no Centro”, afirmou Gabriela Borges, coordenadora de Saúde Bucal.

Gabriela explica também que os procedimentos realizados por profissionais da saúde bucal, por seu alto risco de contaminação cruzada, deixam mais expostos tanto pacientes quanto os trabalhadores que atuam na área. “As equipes de Saúde Bucal (ESB) atenderão somente os casos de urgência, dado alto grau de exposição do profissional e paciente à infecção, devido a procedimentos que geram aerossóis. Essas medidas são validas enquanto durar o período da quarentena”, disse.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU