ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 24 de março de 2020

Departamento de Educação Infantil mobiliza educadoras para uso de Recursos Educativos Digitais

Com a suspensão das aulas da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas, por conta das medidas preventivas decretadas pela prefeita Moema Gramacho para combater a proliferação do novo coronavírus no município, o Departamento de Educação Infantil, que integra a Coordenação da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), mobiliza educadoras para utilização da plataforma de Recursos Educativos Digitais (Red), hospeda no Sistema Sábio e disponível no site da secretaria (https://www.laurodefreitas.ba.gov.br/semed/).

A inciativa atende ao parágrafo segundo do artigo terceiro do decreto municipal número 4.592, de 16 março de 2020, ao estabelecer que compete à Semed destinar atividades escolares aos alunos e alunas da rede para manter ações de aprendizado durante este período de quarentena. A iniciativa do departamento também segue a solicitação da titular da pasta, Vânia Galvão, que por carta destinada às gestoras, coordenadoras e educadoras da rede municipal propôs a utilização das plataformas e recursos digitais para distribuição de atividades educacionais.

Na tarde desta segunda-feira, dia 23, o departamento fez reunião virtual com as coordenadoras das creches quando foram discutidas estratégias de propagação de materiais educativos bem como houve a apresentação da plataforma Red. A própria imagem que ilustra essa matéria foi construída pela educadora Alana Carneiro, que integra a o departamento, como uma demonstração do potencial da internet para produção de atividades educativas. Amanhã, quarta-feira, dia 25, o encontro virtual será com as gestoras das unidades de ensino que oferecem a educação infantil.

“Nosso objetivo foi orientar as coordenadoras a utilizarem a plataforma digital para a elaboração e propagação de atividades para as crianças não ficarem ociosas neste momento”, afirmou a coordenadora do departamento da Educação Infantil, Dinalva Moreira. “Precisamos ampliar os canais de comunicação com as comunidades escolares para manter o desenvolvimento educativo das crianças da nossa rede”, reiterou Dinalva, ressaltando também a atuação de Antônia Batista e Débora Cruz no trabalho de mobilização das educadoras.

Recursos Educativos Digitais – disponível desde outubro de 2019, a plataforma Red da Semed foi construída e é alimentada pelo Núcleo de Educomunicação da Coordenação da Cidade Educadora. O objetivo do dispositivo é potencializar o universo educacional construído na escola, utilizando do ciberespaço da internet para promoção de atividades como jogos, leituras, exibição de vídeos, produção coletiva de textos entre outras ações que fazem parte dos aspectos lúdicos e cognitivos que compõem os processos educacionais da rede municipal de Lauro de Freitas

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU