ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 23 de março de 2020

Com construção de cisternas, famílias agricultoras de Campo Alegre de Lourdes têm acesso a água

Famílias agricultoras beneficiárias do Pró-Semiárido, projeto do Governo do Estado, em Campo Alegre de Lourdes, foram beneficiadas com cisternas de placas, que tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água da chuva para consumo doméstico. A tecnologia, recém-construída, já garantiu a captação da água das últimas chuvas e permitiu que todas as pessoas envolvidas no projeto tenham água potável ao redor de casa.

“Essas famílias não tinham uma fonte segura de água. Muitas esperavam por carro-pipa e não tinham a garantia da qualidade dessa água. Outras, consumiam água da casa de outras famílias, chegou ao ponto de uma cisterna, que é para abastecer uma família, está sendo usada por três famílias. Aí a água acabava antes da metade do ano. As cisternas vão ajudar muito essas famílias a terem uma fonte mais segura de água. Esperamos que também melhore a saúde com a água de melhor qualidade, água perto de casa”, esclareceu o técnico do Pró-Semiárido Ângelo Neri.

A construção partiu da necessidade apontada pelas comunidades e foi possível apenas por conta da parceria da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a Prefeitura Municipal de Campo Alegre de Lourdes. A CAR é executora do projeto Pró-Semiárido, desenvolvido a partir de empréstimo entre o Governo do Estado e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Para a agricultora Edna Maria de Lacerda, que mora no sitio Lagoa do Galo, com a cisterna não será mais preciso percorrer quase 1 quilômetro para ir buscar água no açude. “Aqui sempre foi muito difícil, tanto pra mim quanto para as outras famílias que moram aqui. A gente só tinha as fontes [açudes] e precisava carregar água na cabeça. E agora, com a cisterna, é tudo mais fácil. Ao invés de carregar água na cabeça, você pega o baldinho de água e tira para beber e cozinhar. É uma maravilha!”.

Evania da Silva Guedes, que vive no Sitio Marreca, na comunidade vizinha, afirma que enfim conseguiu realizar o sonho de ter um reservatório de água perto de casa. Até então, ela precisava do apoio de familiares para conseguir água para consumo dela e dos dois filhos. “Eu venho correndo atrás de uma cisterna, tem uns seis anos e o projeto ajudou muito e hoje vou usufruir muito bem dela. Antes da cisterna, eu pegava água para beber da minha mãe, agora com a água do lado de casa facilitou muito minha vida, graças a Deus”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU