ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 13 de março de 2020

Caminhada pela Vida leva mensagem de luta e empoderamento para mulheres de Lauro de Freitas


Em referência ao mês de visibilidade das lutas do público feminino, a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) de Lauro de Freitas promoveu a “Caminhada pela Vida”, nesta quinta-feira (12). Palavras de ordem pelo fim da violência contra mulheres e o feminicídio foram entoadas na passeata que saiu do final de linha do Centro até a Praça Matriz.

Cartazes com frases “Levante a coroa de outra mulher”, “Lugar de mulher é onde ela quiser” e “Mexeu com uma, mexeu com todas”, chamaram a atenção das pessoas ao longo do trajeto. Maria de Lourdes Oliveira, 77, recebeu da equipe da SPM material informativo sobre a história do 8 de março, tipos de violências e telefones da rede de proteção a mulher do município.

“Eu sou a favor dessas ações. Um homem não pode bater em uma mulher por ciúmes ou por qualquer outra coisa que seja. A mulher é especial. Ela é mãe, avó, bisavó. Eu se fosse mais nova iria estudar para trabalhar assim com elas, protegendo outras mulheres”, disse Maria de Lourdes ao apontar para a equipe policial da Ronda Maria da Penha.

Edinalva de Castro, secretária da SPM, reforça que a ação é necessária para fortalecer a luta contra o feminicídio. “Estamos na rua para dizer que não queremos ser mortas. Estamos gritando por liberdade e paz. A cada dois minutos, uma mulher é violentada no país. Este ato chama atenção para uma luta diária que não para por aqui. Precisamos melhorar cada vez mais as estruturas de segurança e garantir direitos para todas as mulheres”, pontou.

A “Caminhada pela Vida” contou com a participação do núcleo da Ronda Maria da Penha e OAB – BA, subseção de Lauro de Freitas. Andreia Reis, coordenadora executiva da SPM, ressaltou que o ato nas ruas da cidade busca dar visibilidade às causas femininas. “Pedimos que as mulheres vestissem branco nesse dia para simbolizar a paz que estamos buscando. A nossa luta é pelo fim de todos os tipos de violência”, disse.

Março Mulher
A Secretaria de Políticas para Mulheres preparou uma programação para o mês de visibilidade das lutas feminina: o Março Mulher. Na última semana, mulheres do bairro Caji/ Caixa D´água participaram da roda de conversa “Mulheres informadas - Mulheres empoderadas: história, luta e conquistas”. A história de Maria da Penha, que dá nome a lei de combate à violência contra mulheres no Brasil, e conhecimentos acerca da origem da data 8 de Março, foram temas debatidos.

Na próxima semana, na quarta-feira (18), uma roda de conversa sobre “Violência doméstica: ciclos de enfretamento”, será realizada na Estação Cidadania, no Jardim Pouso Alegre – Itinga, às 14h. Isabela Condee, fisioterapeuta que sofreu tentativa de feminicídio, contará, no auditório João Gilberto, sua história de superação para motivar outras mulheres a enfrentar seus medos.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU