ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Baianos celebram São Lázaro, Omolú para o candomblé

O calendário de festas populares da Bahia teve continuidade neste domingo, com as celebrações em homenagem a São Lázaro pelos católicos, entidade também conhecida como Omolú, para os adeptos das religiões de matriz africana. Ao longo de todo o dia, o santuário que leva o nome dele e de São Roque, no bairro da Federação, ficou lotado de fiéis que saudaram àquele que é considerado protetor dos enfermos, dos desamparados e dos animais doentes.

A programação teve início por volta das 5h30, com alvorada de fogos. Já primeira das missas aconteceu às 7h, sendo seguida de outras duas: uma às 9h e a outra às 11h. O ponto alto do evento foi a Missa Festiva, às 15h, que foi presidida pelo Bispo Emérito de Itabuna, o polonês Czeslaw Stanula. Durante o sermão, ele destacou a importância que teve o santo ao longo da sua vida.

“Normalmente, São Lázaro é associado com as chagas, ao sofrimento. Isso acaba nos transmitindo a realidade que vivemos. Com quantos Lázaros nós não convivemos, mas nada fazemos para ajudar. Basta lembrar das pessoas mais humildes Porém, não devemos olhar a ele apenas como sofrimento e rejeito, mas com esperança também”, afirmou o sacerdote.

Como parte do forte sincretismo religioso existente em Salvador, a festa também contou com a presença, do lado de fora da igreja, das baianas que deram os tradicionais banhos de pipoca, folha e de água de cheiro a baianos e a turistas. Também na parte externa do santuário, muita gente encheu os barzinhos ao som de muito samba, enquanto aguardavam a saída da procissão.

Em seguida, às 16h, teve início o cortejo que saiu pelas ruas do bairro. Após deixarem a Igreja de São Lázaro e São Roque, os fieis percorreram as ruas Aristides Novis, Caetano Moura e Rua Severo Pessoa, Cemitério Campo Santo. Em seguida, eles retornaram para o santuário, onde houve a bênção com o Santíssimo Sacramento.

Nesta segunda, as celebrações à São Lázaro continuam. Ao todo, serão celebradas cinco missas, sendo a primeira às 7h e a última às 18h. Cerimônias também acontecem às 9h, 11h, 16h do mesmo dia, também na Igreja que leva o nome dos dois santos.

O SANTO

De acordo com historiadores, São Lázaro foi discípulo e amigo pessoal de Jesus. Ele era irmão de duas mulheres que se tornaram conhecidas pelos Evangelhos: Marta e Maria. Lázaro vivia com sua família no vilarejo chamado Betânia, que ficava a menos de uma hora de caminhada de Jerusalém, em Israel. Jesus, em suas andanças missionárias, anunciando o Reino de Deus, sempre ia se hospedar na casa de Lázaro.

O nome Lázaro vem do grego. Em hebraico seria Eleazar, e quer dizer “Deus ajudou”. Ele era estimado e respeitado pela comunidade hebraica, pela origem nobre, honestidade e religiosidade da família. Lázaro foi um personagem especial na Bíblia, pois é a única pessoa por quem Jesus chora no chamado “Novo Testamento”. Lázaro foi ressuscitado por Jesus após a sua morte, a pedido de Marta.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU