Salvador completa 469 anos no próximo dia 29 de março. E foi no Porto da Barra, umas das praias mais bonitas da cidade, onde tudo começou. O Marco da Fundação, construído para lembrar a chegada de Thomé de Souza, passa despercebido para muitos baianos que desconhecem o que ele representa. Pior que isso, o monumento vem sendo utilizado como sanitário para alguns frequentadores do local.
“Esse marco eu já ouvi falar, mas não sei a importância, sinceramente”, disse o servidor público Marco Antônio Ferreira da Cunha, enquanto estava parado ao lado do monumento, após o passeio de bicicleta que realiza todo domingo no bairro.
A professora aposentada Valdice Souza afirmou não achar o Marco tão relevante. “Estou sempre aqui, principalmente fazendo caminhada. Inclusive já trouxe alguns alunos várias vezes no Forte (São Diogo), mas nunca dei muita importância ao Marco”, revelou.
O Marco é uma estrutura vertical, esculpida em pedra de lioz portuguesa, com o símbolo da Coroa Portuguesa e a Cruz de Cristo. Um painel de azulejos que retrata a chegada de Thomé de Souza também integra o monumento. Restaurado no ano passado, o marco encontra-se em bom estado de conservação.
Sanitário
No local existe uma placa com um código de barras bidimensional, que ao ser escaneado por um smartfone encaminha o leitor para um site com diversas informações históricas sobre o monumento. Contudo, a falta de educação de alguns banhistas tem afastado os próprios baianos e turistas do local.
Na manhã de ontem, o cheiro de urina tomava conta do lugar. Pegadas com marca de fezes no chão apontavam que um individuo utilizou o local como sanitário e evadiu para a praia, deixando para trás um rastro desagradável para os próximos visitantes.
História
O Marco de Fundação da Cidade do Salvador foi inaugurado em 29 de março de 1952. O monumento foi esculpido pelo português João Fragoso. O atual painel de azulejos foi elaborado, em cerâmica faiança, pelo ceramista português Eduardo Gomes, em 2003, reproduzindo o desenho original, do também pintor português Joaquim Rebucho, datado de 1949. O painel tem 4,20 m de comprimento por 1,97 m de altura.
O dia 29 de março foi escolhido oficialmente e simbolicamente como o da fundação da cidade por ter sido o dia da chegada de Thomé de Sousa, que desembarcou nesse histórico Porto natural, vindo com a missão de fundar a Cabeça do Brasil e primeira cidade da América Lusitana