Moema Gramacho assume novo cargo no governo federal: “a missão está apenas começando”
Após atuar como Assessora Especial na Secretaria de Assuntos Federativos (SEAF) do Ministério de Relações Institucionais da Presidência da República, Moema Gramacho assumiu, no início de agosto, um novo desafio no governo federal. A petista foi promovida, a Secretária Executiva do Conselho da Federação, da Presidência da República.
“Neste novo cargo, atuaremos em parceria com ministros do governo federal e da nossa ministra Gleisi Hoffmann. Vamos trabalhar firme para levar ao presidente Lula propostas para melhorar ainda mais a vida do povo brasileiro nos mais de cinco mil municípios do país. A missão está apenas começando.”
O Conselho da Federação é composto por ministros e entidades municipalistas nacionais, além do presidente Lula, que também é quem preside o conselho. “Nas nossas reuniões periódicas, buscamos discutir e preparar propostas para garantir o fortalecimento do Pacto Federativo apresentando ao presidente Lula propostas que visam políticas públicas para melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro”, explicou Moema.
Já no novo cargo, na última semana, Moema Gramacho participou em Brasília do III Seminário Desafios da Federação. Idealizado pela Secretaria Executiva do Conselho da Federação, o evento trouxe esse ano o “município” para o centro do debate, além disso, reuniu especialistas e gestores públicos com o objetivo de discutir as capacidades institucionais dos entes subnacionais, com foco no uso de dados e indicadores para a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas.
Dever cumprido
De junho a agosto de 2025, no cargo de Assessora Especial na Secretaria de Assuntos Federativos (SEAF), do Ministério de Relações Institucionais da Presidência da República, Moema Gramacho esteve empenhada na interlocução com prefeitos(as), governadores(as) e demais representantes de estados e municípios brasileiros. A petista participou também todo o monitoramento das ações do governo federal, informando o andamento de cada programa e quais as dificuldades encontradas pelos municípios.
“Nesse cargo, eu tive condições de ajudar o governo federal a fazer com que as políticas públicas chegassem o mais rápido possível aos municípios, onde a vida acontece. Mas pra isso, eu precisava ouvir os prefeitos, governadores, secretário de estado e municípios para que nós pudéssemos ver o que estava com dificuldade de ser implantado no município. E eu me sinto muito grata em ter conseguido receber prefeitos e ajudar os municípios a resolverem esses problemas. Eu destaco aqui uma dessas ações, que foi eu ter conseguido levar três prefeitos aqui da Bahia para uma audiência com a ministra da Cultura, Margareth Menezes. Na oportunidade eles tiveram suas questões resolvidas”, ressaltou Moema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário