ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Agricultores familiares recebem apoio do Governo do Estado para comercialização de produtos

A pandemia do novo coronavírus trouxe grande impacto para os empreendimentos de todo o mundo. Mas a agricultura familiar baiana segue se reinventando e se estruturando para continuar levando à mesa dos baianos alimentos de qualidade. Em todos os territórios do estado, associações e cooperativas se adaptam à nova realidade e adotam o sistema delivery como uma das estratégias de comercialização.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) permanece dando contínuo apoio a esses empreendimentos e vem divulgando, em seus meios de comunicação, as iniciativas de delivery que estão sendo realizadas em toda a Bahia. No site da Secretaria, por exemplo, está disponibilizado um catálogo com nome e contato de empreendimentos que estão realizando entregas, tanto em Salvador como no interior baiano.

São diversos produtos que a população pode adquirir em casa, como morangos, chocolates, cafés, castanhas de caju, derivados do milho, do licuri e do umbu e diversos cortes de cordeiros e cabritos.

O secretário da SDR, Josias Gomes, destaca que a agricultura familiar tem trabalhado firme para manter a segurança alimentar e nutricional do estado: “Os agricultores familiares, organizados por associações e cooperativas, têm se reinventado para poder levar os seus produtos às pessoas. Neste momento de pandemia, mais do que nunca, devemos priorizar as compras de alimentos dos pequenos agricultores, cooperativas e comerciantes. Faça parte dos que apoiam os produtos cultivados e comercializados pelo povo!”.

A Cooperativa Regional de Alimentos (Frigbahia), ligada à Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap), ao longo de 5 anos, fazendo comercializando seus produtos em redes de mercados de Salvador e outras capitais. O presidente da FrigBahia, Valcyr Rios, destaca que, com a pandemia, foi a hora de mudar algumas estratégias: “Neste momento em que estamos passando por esse isolamento, necessário, estamos nos reinventando e passando para uma fase nova, que é a venda eletrônica, com o delivery. Iniciamos em Salvador e Lauro de Freitas, mas a perspectiva é abrir para outros municípios”.

As carnes de caprinos são de animais criados por agricultores familiares, ligados à Cooap, que recebe o apoio da SDR, por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), para qualificar a produção e impulsionar o acesso ao mercado, com produtos de qualidade. Costela, filé, lombo, picanha e pernil estão entre os cortes nobres de caprinos, da agricultura familiar da Bahia, que já podem ser adquiridos por moradores de Salvador e Lauro de Freitas, por meio do instagram @frigbahia_finosertao e pelo whatsapp (75) 99847-4107.

Confira no site da SDR, o catálogo com informações de outras cooperativas da agricultura familiar e adquira seu produto. Comprar de quem produz em seu estado fortalece a economia local.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU