ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 23 de abril de 2014

A ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber deixou para esta quarta-feira (23) a decisão sobre a CPI que investigará suspeitas envolvendo negócios da Petrobras. Nesta terça-feira (22), ao chegar à sessão do tribunal, a ministra disse que já analisara os mandados de segurança de governistas e oposicionistas, mas não indicou qual seria sua decisão. Afirmou apenas que já tinha uma ideia de como julgaria os pedidos. A oposição quer que seja instalada uma CPI exclusiva para investigar as suspeitas de irregularidades na estatal. Governistas pretendem criar uma comissão que investigue, além das denúncias sobre a Petrobras, o cartel nas obras do metrô de São Paulo e a construção do Porto de Suape e da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, que atingiriam governos ligados aos oposicionistas Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Rosa Weber pode negar a liminar e levar o caso a plenário para uma decisão colegiada. 

TJ-BA inicia mutirão carcerário para avaliar situação de detentos na Bahia
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) deu início nesta terça-feira (22) ao mutirão carcerário para avaliar sentenças de detentos do sistema prisional do estado, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O mutirão termina no dia 16 de maio. No período, juízes criminais das comarcas da capital e do interior verificarão a concessão de benefícios previstos na Lei de Execuções Penais, como redução de pena, progressão de regime, liberdade condicional e até mesmo definitiva, em casos específicos avaliados por cada juiz. O juiz Edmar Fernando Mendonça, da 2ª Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Maranhão foi designado pelo CNJ para acompanhar os trabalhos na Bahia. O juiz Anderson de Souza presidirá o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do estado. Mendonça afirmou que os magistrados precisam participar das discussões sobre as dificuldades do sistema prisional a curto, médio e longo prazos. “Em 10 anos, o sistema carcerário saltou de 250 para 550 mil detentos”, disse.

   
Quarta, 23 de Abril de 2014 - 10:40

Bebê de três meses morre em acidente na BR-324

Um bebê de três meses morreu em um acidente ocorrido no Km 571 da BR-324, em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro em que a menina estava atravessou a pista e bateu na roda de um caminhão que trafegava do outro lado da via na noite desta terça-feira (22). No momento da colisão, a criança era amamentada pela mãe no banco traseiro. A mãe não usava cinto de segurança e teve o corpo projetado durante a batida. Com o impacto, o bebê foi imprensado entre o corpo da mulher e o banco da frente do carro. A menina chegou a ser levada para um hospital da região, mas morreu horas depois. Seus pais tiveram ferimentos leves. De acordo com informações do Correio, o motivo do acidente não foi identificado pela PRF. 

  
Médico causa polêmica ao afirmar que prefere ter HIV a diabetes
Foto: Reprodução
O médico britânico Max Pemberton causou polêmica nesta semana ao afirmar que prefere ter HIV a diabetes. Clique aqui e leia mais na Coluna Saúde.

Barreiras: Terapeuta é preso sob suspeita de estupro a paciente em sessão de acupuntura
Foto: Reprodução/TV Oeste
Sob suspeita de estuprar uma paciente de 19 anos durante uma sessão de acupuntura e drenagem linfática, um terapeuta de 27 anos foi preso em Barreiras, oeste da Bahia, nesta terça-feira (22). Segundo o delegado José Romero, o especialista negou o crime e afirmou que a relação foi consensual. "O pai e a mãe da vítima também tinham uma consulta marcada. O pai foi atendido e voltou para casa com a mãe e a vítima ficou sozinha lá. Quando chegou a vez da jovem, ela diz que ele a segurou e cometeu o crime. Já ele alega que a relação ocorreu de forma consentida. Depois, a vítima voltou para casa e contou aos pais, que acionaram a polícia", disse o delegado. De acordo com José Romero, exames feitos pela jovem confirmaram a relação sexual e a polícia continua a investigação para saber se houve o estupro. Autuado em flagrante, o terapeuta está preso no Complexo Policial de Barreiras. "É a palavra dela contra a dele. Agora ela vai passar por outros exames, além de acompanhamento psicológico", informou o delegado. Informações do G1.


Nazaré: Justiça determina que Estado restabeleça atendimento em hospital
Atendimento deve ser realizado no Hospital Gonçalves Martins
A Justiça, em caráter liminar, determinou que os serviços de urgência, internações obstétricas e cirúrgicas, consultas e tratamentos clínicos no Hospital Gonçalves Martins, em Nazaré, no recôncavo baiano. A decisão da juíza Geórgia Quadros Alves do Couto partiu de uma ação civil pública apresentada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), e determina que as medidas para restaurar os atendimentos sejam adotadas pelo Estado da Bahia e pela Real Sociedade Espanhola de Beneficiência, caso o contrato celebrado entre eles seja mantido. O Estado e a instituição figuram como réu na ação civil pública ajuizada pelo MP-BA no último dia 10 de abril. Em caso de rescisão contratual, o Estado deverá assumir o ônus, sem prejuízo das responsabilidades a serem apuradas. O descumprimento da sentença implica em multa diária de R$ 20 mil, e os agentes políticos envolvidos podem ser acionados por improbidade administrativa. A juíza determinou que o serviço seja restabelecido de imediato, com a comprovação de contratação de corpo médico e profissionais de saúde para ofertar serviço à população 24h por dia, todos os dias da semana. A juíza ainda estipulou prazos para o retorno dos demais serviços, como 10 dias para restaurar a capacidade de 194 internações clínicas, 52 internações cirúrgicas e 83 internações pediátricas mensais; 15 dias úteis para serem restabelecidos os serviços de Apoio e Diagnóstico Terapêutico Externo e os procedimentos relativos a coletas de material, diagnósticos em radiologia, ultrassonografia, teste rápido, laboratório clínico, entre outros; e 30 dias úteis para a inclusão de, no mínimo, cinco leitos de Centro de Parto Normal no hospital. Os prazos passaram a correr do dia da decisão, proferida no último dia 16.

Equipes da Aeronáutica estão, na manhã desta quarta-feira (23), no local onde foi encontrado o bimotor desaparecido há um mês no sudoeste do Pará. Como é de difícil acesso, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), os militares tiveram que seguir a pé. Os primeiros a encontrarem os destroços do avião foram garimpeiros da região. Ainda não há informações a respeito das vítimas do acidente. A FAB disse ao G1 que divulgará detalhes sobre as circunstâncias em que o veículo foi encontrado quando as equipes retornarem do local. A informação de que o bimotor havia sido localizado foi divulgada na noite desta terça-feira (22). Ele decolou do aeroporto de Itaituba às 11h40 e sumiu 1h20, depois de o piloto ter feito o último contato pelo rádio. Desde então, a FAB realizava buscas aéreas e conta com o auxílio de voluntários, que incluem moradores de Jacareacanga, funcionários do Distrito Sanitário Indígena e indígenas da tribo Munduruku.

   
Ações de combate à 'epidemia' de partos por cesarianas estão paradas na Justiça
Adelir de Goes foi obrigada pela Justiça a fazer uma cesariana no começo do mês
País com maior índice de cesarianas no mundo, com 52% dos partos feitos por cirurgia (o número ultrapassa 83 % em clínicas privadas), o Brasil tem dificuldade de reduzir os percentuais de cesáreas. Um jogo de empurra entre órgãos federais ligados à saúde e entidades privadas, aliado à lentidão de medidas judiciais para frear o número de partos cirúrgicos, são alguns dos entraves encontrados nos últimos quatro anos pelo Ministério Público Federal (MPF) na tentativa de reduzir os índices epidêmicos de cesarianas feitas na rede privada do país. Segundo matéria da BBC Brasil, em 2010, o MPF entrou com uma ação civil que cobrava à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a regulamentação dos planos de saúde. O mesmo documento pedia que a ANS obrigasse os convênios a tomar providências para aumentar o número de partos normais e reduzir as cesáreas. O MPF pediu seis medidas que colaborariam para conter a epidemia de cesáreas. No entanto, quatro anos depois de impetrada a ação, a Justiça ainda não se manifestou e não informou um prazo para fazê-lo. Desinformação e um sistema de saúde que prioriza os partos cirúrgicos (mais conveniente e vantajoso para convênios e médicos) são também apontados como os principais responsáveis pela liderança no ranking mundial dos partos cirúrgicos. 

   
Uma série de manifestações deixa o trânsito da capital caótico, na manhã desta quarta-feira (23). Na avenida Barros Reis, precisamente na localidade conhecida como Sertanejo, os moradores reivindicam por água. De acordo com a Central de Polícias (Centel) eles reclamam porque estão há bastante tempo sem ter acesso ao recurso natural. O movimento se reflete nas vias próximas e atinge o fluxo de veículos na Rótula do Abacaxi. Outras três manifestações acontecem nos bairros de Pau da Lima, Mata Escura e São Caetano, nesta última a queixa é pela desapropriação de terra. As outras, tanto a Transalvador como a Centel não souberam informar o motivo. O trânsito segue lento nas regiões. 

   
Faustão faz comentário considerado racista e gera revolta dos movimentos negros
O apresentador Faustão fez um comentário considerado racista durante seu programa, que foi ao ar no último domingo (20), na Rede Globo, e gerou bastante revolta dos movimentos negros. O apresentador se referiu a Arielle Macedo, uma bailarina negra, como aquela que tem “cabelo de vassoura de bruxa”. Confira os detalhes na Coluna Holofote!

   
Quarta, 23 de Abril de 2014 - 08:58

Capitão Tadeu diz que convocou greve para 'evitar tragédia em Salvador'

por Fernanda Aragão
Capitão Tadeu diz que convocou greve para 'evitar tragédia em Salvador'
Foto: Evilásio Júnior / Bahia Notícias
O deputado estadual Capitão Tadeu (PSB) afirmou que a decisão de assumir o comando e conclamar a greve da Polícia Militar, após a prisão do vereador e líder do movimento Marco Prisco (PSDB), foi uma forma de evitar que acontecesse uma tragédia em Salvador. Ele contou, em entrevista ao programa “Acorda pra Vida” da Rede Tudo FM, nesta quarta-feira (23), que os policiais ficaram revoltados ao saber que a Polícia Federal havia apontado armas para Prisco na presença de sua esposa e filho. “Na sexta-feira Santa à tarde, houve uma comoção da Polícia Militar. Se a tropa fosse se manifestar ia haver confronto com as forças federais. Por isso, eu assumi o comando e pedi que eles se aquartelassem. Foi a orientação mais sensata que eu fiz, pois eu evitei uma tragédia em Salvador”, explicou. Sobre o possível cunho político do movimento, o deputado declarou: “Eu quero registrar que, em nenhum momento, eu chamei a greve. Eu fui o moderador. Só assumi para evitar uma tragédia em Salvador”. Tadeu disse, ainda, que o ex-presidente Lula e o governador Jaques Wagner foram os “professores de greves políticas” e que tudo que foi conquistado pela PM, na Bahia, foi por meio de greve. “Ele [Wagner] foi o grande estimulador da greve. [...] Ele chegou até a dizer uma vez: Quem não chora não mama”, afirmou. Com relação ao fim da paralisação, o deputado contou que seguiu orientações da ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pré-candidata ao Senado Eliana Calmon (PSB) que esteve com ele da noite da sexta-feira (18) até a manhã de sábado (19). "Ela [Eliana Calmon] nos deu um parecer jurídico sobre as razões da prisão e as consequências", contou. 

Deputados aprovam a urgência para votar o direito dos trabalhadores domésticos
Foto: Reprodução
Os deputados aprovaram, na noite desta terça-feira (22), a urgência para a votação do projeto de lei do Senado que regulamenta os direitos e deveres do empregado doméstico, estabelecidos pela Emenda Constitucional 72. O projeto já havia sido aprovado pelo Senado em julho do ano passado e, com a urgência, poderá ser colocado em votação o mais rápido possível. Seguro-desemprego, indenização por demissão sem justa causa, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pagamento de horas extras, adicional noturno e seguro contra acidente de trabalho são alguns direitos previstos. Os deputados aprovaram, ainda, emendas do Senado ao projeto de lei da Câmara que regulamenta as atividades das agências de turismo e estabelece as obrigações e responsabilidades dessas empresas. Em outras votações, os deputados aprovaram requerimentos de urgências para apreciação de projetos como o que disciplina o direito de resposta pelo ofendido em matéria publicada por veículo de comunicação social; e o que permite ao presidente da República delegar ao ministro da Defesa a concessão de permissão para o trânsito e a permanência temporária de forças estrangeiras no Brasil sem autorização do Congresso Nacional.

A Corregedoria do Ministério Público Federal decidiu arquivar a investigação sobre o engavetamento de um pedido de cooperação jurídica da Suíça por quase três anos no gabinete do procurador da República Rodrigo de Grandis, responsável pelo inquérito do caso Alstom. De acordo com a Folha, o corregedor-geral da instituição, Hindemburgo Chateaubriand, afirmou que vai seguir o relatório da comissão formada para avaliar o caso e encerrará a apuração. Hindemburgo disse que o relatório aponta que não houve falta funcional do procurador, e as autoridades da Suíça informaram que a demora de dois anos e oito meses para atender ao pedido não causou prejuízos à investigação conduzida naquele país. A Corregedoria deverá recomendar medidas para evitar novos atrasos em requerimentos de colaboração jurídica de outros países, de acordo com Hindemburgo. O caso ainda está sob apuração do Conselho Nacional do Ministério Público (CNPM), órgão de controle externo da atividade de promotores e procuradores do país.

Quarta, 23 de Abril de 2014 - 08:10

Trânsito: Mulher é atropelada em Piatã; moradores de São Caetano fazem protesto

por Fernanda Aragão
Trânsito: Mulher é atropelada em Piatã; moradores de São Caetano fazem protesto
Foto: Claudia Cardozo/ Bahia Notícias
Uma mulher foi atropelada no bairro de Piatã, próximo à entrada da Avenida Orlando Gomes, na Orla de Salvador, na manhã desta quarta-feira (23). Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), o acidente ocorreu por volta das 7h45 e a vítima aguarda atendimento no local. O tráfego segue lento em toda extensão da Orla no sentido Pituba. Já no bairro de São Caetano, uma manifestação de moradores, na Rua Nestor Duarte, interdita o trânsito e provoca congestionamento na região do Largo do Tanque e na Avenida San Martin. A Transalvador ainda não conseguiu chegar até o local do protesto e não há informações a respeito do motivo da manifestação. 

   
Contrato para requalificação da Baía de Todos-os-Santos será de US$ 85 mi, diz colunista
Foto: Reprodução
Um contrato para a requalificação da Baía de Todos-os-Santos será assinado nesta quarta-feira (23) pelo secretário estadual de Turismo, Pedro Galvão. A assinatura será feita na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Brasília, às 10h, segundo divulgou a coluna Tempo Presente do jornal A Tarde. Serão US$ 85 milhões para aplicação na construção de píeres, atracadouros, recuperação de patrimônios históricos e instalação de um SAC Náutico. 

Lula recebe título de doutor honoris causa da Universidade de Salamanca
Foto: Reprodução
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta quarta-feira (23), às 12h (horário local – 7h no Brasil), o título de doutor honoris causa da Universidade de Salamanca, na Espanha. Esta é a 27ª honraria do tipo de sua carreira. A Universidade de Salamanca, reconhecida como Campus de Excelência Internacional, fundada em 1218, é uma das academias mais antigas do mundo e já concedeu o título de doutor honoris causa para o escritor José Saramago, o economista, prêmio Nobel da Paz em 2006, Muhammad Yunus e o ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos, entre outros. Lula recebe a homenagem pelo “impacto que teve a política educativa do seu Governo tanto no incremento da equidade social como na melhoria da eficiência, conseguidas mediante a valorização de todos os recursos intelectuais de que dispõe esse grande país amigo, especialmente dos provenientes dos setores sociais mais desfavorecidos”, de acordo com a resolução da Universidade.

Quarta, 23 de Abril de 2014 - 07:20

Engenheira reage a assalto e morre baleada em Irecê

Engenheira reage a assalto e morre baleada em Irecê
Foto: Reprodução
Uma mulher morreu na tarde desta terça-feira (22), por volta das 15h,  após reagir a um assalto na cidade de Irecê,  a 483 quilômetros de Salvador. De acordo com a delegacia do município, Érica Medrado Ferreira, 29 anos, era engenheira civil. Érica saía de sua residência quando dois homens armados em uma moto a surpreenderam. Os suspeitos tentavam levar a bolsa da engenheira, mas ela teria reagido ao assalto quando foi baleada. A vítima foi atingida com três tiros no abdômen e os assaltantes fugiram. Érica chegou a ser encaminhada par  o Hospital Regional de irêcê, mas não resistiu e morreu minutos depois de chegar na unidade. A polícia  irá recolher as imagens de câmeras de monitoramento na rua onde a engenheira morava para ajudar nas investigações.  O caso será investigado pela Delegacia de Irecê. 

   
Quarta, 23 de Abril de 2014 - 06:54

Contagem de mortos em naufrágio na Ásia sobe para 146

por AE
O número oficial de mortes no navio naufragado na Coreia do Sul subiu para 146. A operação de resgate continua e mais de 150 pessoas permanecem desaparecidas. As vítimas são na grande maioria alunos de ensino médio de uma escola em Ansan, cidade próxima a Seul. Mais de duas terços dos 323 alunos a bordo estão mortos ou ainda não foram localizados. O número divulgado pelo governo aumentou rapidamente desde o fim da semana, quando os mergulhadores, que enfrentavam fortes correntezas e baixa visibilidade, conseguiram finalmente entrar na embarcação. O porta-voz da força tarefa responsável pela operação Koh Myung-seok disse que o trabalho está se tornando mais difícil e que, agora, os mergulhadores têm que quebrar as paredes das cabines para procurar mais pessoas.

   
Quarta, 23 de Abril de 2014 - 00:00

Marido de juíza, suposto advogado é preso por crimes sexuais na internet

por Evilásio Júnior
Marido de juíza, suposto advogado é preso por crimes sexuais na internet
O suposto advogado Ricardo Lopes Hage, marido de uma juíza do Trabalho, está preso na sede da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), nos Barris, em Salvador, acusado de extorsão e crimes sexuais pela internet. O Bahia Notícias apurou que a prisão temporária de 30 dias, iniciada na última sexta-feira (18), foi solicitada pela Justiça após denúncias de mulheres e até adolescentes que se diziam vítimas de chantagem do jurista. O sigilo telefônico de Hage foi quebrado, bem como expedidos mandados de busca e apreensão para capturar, segundo o processo, "fotos, papéis, celular, aparelhos eletrônicos e qualquer mídia que armazene dados, incluindo-se disquetes, CDs, DVDs, pendrives, HDs externos, CPUs e cartões de memória, que estejam em poder do investigado e na sua residência", situada em um condomínio de luxo no bairro de Patamares. De acordo com as investigações do setor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública, lideradas pela delegada Susy Anne Brandão, Ricardo Lopes Hage se escondia atrás de um perfil feminino falso no Facebook para atrair mulheres. À medida em que conquistava a confiança das amigas virtuais, ele pedia fotos íntimas, conseguia número de telefone e fazia propostas indecentes. Depois se identificava como homem, enviava imagens obscenas e ameaçava divulgar na internet o teor do contato, caso não obtivesse sexo. O processo já está em segunda instância e corre na Segunda Turma da Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O relator é o desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim. Em nota enviada ao BN, a seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) negou que o acusado seja profissional da área. "A OAB da Bahia esclarece que Ricardo Lopes Hage não é advogado. Ele teve uma carteira de estagiário da OAB, que venceu no dia 26/07/2013, e que lhe foi concedida dois anos antes, em 26/07/2011, quando estagiava no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Dom Pedro II", esclarece o comunicado. Inicialmente, a reportagem divulgou, com base em informações da SSP, que o acusado seria parente do ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU) Jorge Hage, mas a assessoria do órgão federal negou qualquer grau de laço familiar entre o ministro e Ricardo Lopes.

   
'Esperamos respostas esses dias', diz Lídice sobre vice; Sobrinha de Irmã Dulce é especulada
Foto: Reprodução/ Facebook
Pré-candidata a governadora do Estado, a senadora Lídice da Mata (PSB) ainda aguarda definições para sacramentar quem será escolhido vice da sua chapa, que já conta com a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, como postulante ao Senado. Ela tem mantido conversas com legendas que orbitam entre Rui Costa (PT) e Paulo Souto (DEM), a exemplo de PSC, PSL, PV e PPS, a fim de escalar o time que seguirá com ela rumo às eleições de outubro. A socialista diz que não tem pressa. "Nós estamos esperando algumas respostas esses dias. Vai depender muito dessas últimas respostas. Ainda temos tempo até junho, quando a convenção nos obriga [a registrar chapa], e temos conversado. Não fechamos nada ainda", despistou, em entrevista ao Bahia Notícias. Esta semana, circulou a especulação no Congresso Nacional de que o nome da superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Lopes Pontes, sobrinha da beata, era pretendido. Lídice descarta. "Nada disso. Acho que Maria Rita nem está filiada. Claro que seria extraordinário. Me dou muito bem com ela", exaltou a governadorável. O BN tentou contato com a gestora da Osid, mas não obteve resposta. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela não consta na relação de filiados do PSB.

   
Quarta, 23 de Abril de 2014 - 00:00

PDT deve anunciar apoio a chapa de Rui Costa; Lula é esperado em maio

por Luana Ribeiro
PDT deve anunciar apoio a chapa de Rui Costa; Lula é esperado em maio
Foto: Reprodução
O PDT baiano deve decidir em breve se apoiará a chapa de Rui Costa (PT), candidato a governador pelo PT. Segundo fontes governistas, a coalizão já é certa e o evento de anúncio já tem data marcada: 12 de maio. O presidente estadual do partido, o deputado federal Félix Mendonça Junior, afirma que a decisão ainda não foi tomada. “Ainda depende da reunião do partido estadual e nacional. Ia acontecer ou na sexta ou na segunda, mas depois do que ocorreu com o irmão do deputado Marcelo Nilo, ainda vamos aguardar para remarcar uma data que fique confortável para ele”, diz Mendonça. O parlamentar ainda informou que a data do evento que anunciará a provável aliança não está fechada. No entanto, confirma que, “há um indicativo” de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará do encontro. “Isso está sendo discutido entre ele e o presidente nacional [o ex-ministro Carlos Lupi]. Eu ainda não sei o que eles conversaram”, conta. Procurada pelo Bahia Notícias, a assessoria de comunicação de Lula limitou-se a informar que a vinda do petista a Salvador “ainda não tem data marcada”.

   
‘Fla-Flu do Sertão’ reedita clássico nacional na segunda divisão do baiano
“O Fla-Flu se originou quarenta minutos antes do nada”. Com essa frase, o escritor e jornalista Nelson Rodrigues explicitou liricamente a grande rivalidade que existe entre Flamengo e Fluminense dentro e fora das quatro linhas. Esse embate, não somente esportivo como também filosófico, hoje se estende por todo o país nas mais variadas encarnações futebolísticas. Dessa maneira, pode-se dizer que a rivalidade entre Flamengo de Guanambi e Fluminense de Feira, o Fla-Flu do Sertão, que acontece nesta quarta-feira (22), às  20 horas, pela segunda divisão do Baiano, se originou 102 anos antes do primeiro jogo entre as duas equipes, que já pode ser considerado um novo clássico no futebol baiano. Ambos com 10 pontos na classificação geral, os dois times figuram na parte de cima da tabela do Segundona e podem chegar a liderança do torneio com uma simples vitória nesta partida, que será disputada no Joia da Princesa, em Feira de Santana, em jogo antecipado da sétima rodada do certame estadual. Leia a matéria completa sobre a versão baiana do 'clássico das multidões' na coluna de Esportes.

   
‘A gente tira da função’, diz coordenadora do INSS sobre motoristas de ônibus 'estressados'
Foto: Claudia Cardozo / Bahia Notícias
Próximo ao Dia Mundial do Trabalho, celebrado em 1° de maio, o Bahia Notícias procurou saber como anda a saúde do trabalhador soteropolitano e baiano. Para encontrar respostas, o BN conversou com Ângela Dias, coordenadora do centro de reabilitação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que funciona no bairro de Brotas, em Salvador. Com 39 anos de existência e ainda invisível para muita gente, o lugar atua na recuperação e recondução de profissionais com algum problema físico, como também no amparo a quem sofre de problemas emocionais, como depressão e ansiedade. Na entrevista, Ângela relata as principais causas que levam trabalhadores a procurar atendimento – problemas de postura e LER [lesões por esforços repetitivos] – e revela que os motoristas de ônibus fazem parte do grupo com mais gente no limite do estresse. Para frear outras complicações para estes condutores e para a população em geral, o recado é rígido. “A gente tira da função de motorista”, afirma Ângela. Leia a entrevista completa na coluna de Saúde.

   
Terça, 22 de Abril de 2014 - 22:50

Foto de Suassuna deitado no aeroporto JK causa polêmica

por Tânia Monteiro | Agência Estado
Foto de Suassuna deitado no aeroporto JK causa polêmica
O romancista, dramaturgo e poeta Ariano Suassuna, de 86 anos, provocou uma polêmica nesta terça-feira, 22, nas redes sociais com a publicação, por um internauta, de uma foto sua deitado no aeroporto internacional de Brasília. Suassuna, que esteve em Brasília na terça-feira da semana passada para participar da 2ª Bienal do Livro e Leitura, foi flagrado deitado no chão da sala de embarque do aeroporto Juscelino Kubitschek, na manhã do dia seguinte, quarta-feira, enquanto aguardava o seu voo para Recife, que decolaria às 10h04. O assessor pessoal de Suassuna, Alexandre Nóbrega, que também é seu genro e o acompanhava na viagem, afirmou que ele "faz isso sempre" e que "só estava descansando um pouco". E emendou: "ele tem o hábito de deitar no chão do aeroporto. Já fez isso muitas vezes e faz em qualquer aeroporto". Questionado se Suassuna já fez isso também no exterior, Nóbrega disse que não "porque nunca saiu daqui" do País. Ainda segundo o assessor, Suassuna afirmou que "ficou muito surpreso com a repercussão de sua foto deitado no chão do aeroporto de Brasília até porque uma outra foto dele deitado no aeroporto de São Paulo também já havia sido publicada e não teve essa divulgação toda". O assessor de Suassuna contou que o escritor alega que deita no chão porque "nunca tem lugar para sentar no aeroporto" e "as cadeiras são sempre muito desconfortáveis". Ele não lembrava se naquele dia tinha cadeira vazia se ele quisesse se sentar. Alexandre Nóbrega informou ainda que "por acaso" o voo de quarta-feira da semana passada não estava atrasado e Suassuna resolveu deitar no chão da sala de embarque "para descansar um pouco e esperar a hora do voo". E completou: "não importa por quanto tempo. Podem ser só dez minutinhos. Ele faz sempre e em qualquer lugar por isso ficou tão assustado com a repercussão". A Inframérica, empresa responsável pela administração do aeroporto de Brasília, não soube dar explicações para a foto de Suassuna. Segundo a Inframérica, somente com informações precisas sobre a data e o horário poderia dar esclarecimentos sobre o caso. No início da noite, com a informação da data e horário, a Inframérica disse que ia buscar imagens para verificar o que aconteceu, mas não deu resposta até o fechamento da edição. O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, de acordo com sua assessoria, evitou falar sobre assunto, justificando que apenas a operadora aeroportuária poderia se manifestar. Neste mesmo dia 16, quarta feira, quando Suassuna se deitou no chão do aeroporto, a presidente Dilma Rousseff esteve inaugurando o terminal sul, uma expansão do aeroporto JK. Só que Suassuna embarcou pela manhã e a presidente foi ao terminal, às 15h.

   
Terça, 22 de Abril de 2014 - 22:40

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU